segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Neste dia 6 de Agosto, a cidade de Aguaí-SP, completa 124 anos de vida, uma história que se confunde com a história da Maçonaria Aguaiana, também em agosto comemoramos o Dia do Maçom no dia 20. O trabalho difundido por grandes maçons aguaianos levaram está cidade a ser o que ela é nos dias atuais.

A vila de Cascavel fundada pelo Maçom João Joaquim Braga, conseguiu caminhar graças aos esforços desse grande homem e de seu dinamismo maçônico, conseguiu a Criação da Agencia dos Correios, Fundação da Paroquia São Bom Jesus, instalação do Cartório de Paz, construção do Cemitério Municipal, luz elétrica além de outras benfeitorias à futura cidade de Aguaí. Como Maçom, fora iniciado na Loja Deus e União, oriente de São João da Boa Vista, foi fundador de diversas lojas na região e em especial a Estrela Caldense de Poços de Caldas, Minas Gerais. Não podemos esquecer-nos do também Maçom, Capitão Silva Borges.


Quando um Grupo de Maçons nos idos de 02 de Maio de 1954, capitaneados pelo saudoso Benedito Sidney de Alcântara se reuniram no Oriente de Aguaí para a fundação de uma Loja Maçônica, não houve outro nome escolhido a não ser Loja Maçônica "Major Braga".
Com o passar do ano do quadro de obreiros dessa grande oficina surgiram importantes líderes para a sociedade aguaiana


Durante quase 60 anos de vida a Loja "Major Braga", saíram de seus quadros importantes homens públicos que se colocaram a disposição para ajuda a cidade de Aguaí.
Dentro eles devemos lembrar do Maçom Luiz Zoldan que foi prefeito de nossa cidade entre 1973 a 1976, Zoldan além de responsável por diversas benfeitorias a população aguaiana, foi em sua gestão que foi aprovado a Bandeira e o Brasão de Armas da cidade de Aguaí, com importante mais uma vez da Major Braga.




No inicio dos anos 90, surge uma nova liderança na política aguaiana, novamente a Loja Major Braga estava a frente dessa nova fase de Aguaí, dos quadros de seus membros surge o Maçom Carlos Gomes dos Santos Côrtes como candidato a prefeito, ladeado por outros maçons como: Manoel Simões e José Maria Bortoluci Lobo , mesmo não sendo eleito este ato "sacode" a politica aguaiana.
Ao chegar no novo milênio, novamente a liderança Maçônica entra em cena nas eleições daquele ano. O Maçom José Maria Bortoluci Lobo é eleito prefeito da cidade de Aguaí, em sua gestão foi período em que o município avançou historicamente em todos os setores tornando-se referência regional em várias áreas como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Segurança, Desenvolvimento Social, Cultura, entre outros. Por essas razões a administração do Irmão  Lobo, recebeu diversos prêmios de reconhecimento regional, estadual e nacional, entre eles o prêmio de Prefeito Empreendedor. Por essas razões deixou o governo com mais de 70% de aprovação sendo assim, considerado um dos melhores prefeitos da história do município, entre inúmeras realizações. Com a importante participação e idealização do projeto do Vereador e Venerável Mestre Wilson Correa Silva foi construída da Praça dos Maçons.
 Em Aguaí o dia do Maçom é instituto por Lei.



Vale Lembrar que o Capítulo Cavaleiros Templários da Major Braga, também tem a função e o dever de levar com honra o nome do fundador de Aguaí e todo o legado deixado pela maçonaria em Aguaí.
Também não podemos esquecer de outros Maçons que fizeram parte da história de nossa cidade como: Joaquim de Freitas, Angelo Braga, Paulo Agostinete (fundador do centro espirita Caminho da Luz), Onofre Strazza, Iran Mamede entre outros que foram os percursores da fundação do Capítulo DeMolay, desta vez tendo como Venerável Mestre o Maçom Gilberto Risso.

Parabéns a cidade de Aguaí, parabéns a LOJA MAÇÔNICA MAJOR BRAGA.

0 comentários:

Postar um comentário